quinta-feira, 19 de agosto de 2010

guitar fingerstyle

A guitarra pode solar e acompanhar ao mesmo tempo, como o piano? E ainda fazer o baixo simultaneamente? Sim, e é assim que pensam os adeptos do ‘fingerstyle’, o estilo dos guitarristas que fazem uma abordagem pianística da guitarra e que não tocam com a palheta, e sim com os dedos. Os precursores mais notáveis deste estilo foram George Van Eps e Barney Kessel. Mas quem explorou muito o ‘fingerstyle’ e ficou fortemente associado a ele foi o grande mestre Joe Pass que elevou definitivamente a guitarra à condição de instrumento solista, na acepção mais completa da palavra. Com o tempo o estilo foi se desenvolvendo mais, principalmente graças à grande contribuição do incrível Lenny Breau até sua morte precoce no final de 1984, seguido do ultravirtuoso inglês Martin Taylor e do mestre Tuck Andress.

A idéia do ‘fingerstyle’ é que, se tocar utilizando ao menos os dedos p, i, m e a da mão direita (Lenny Breau usava fluidamente o mindinho), é possível sincronizar a melodia com o acompanhamento e, com um pouco mais de estudo, com o baixo também. Para isso é necessário pensar como um pianista, que precisa concatenar esses três itens o tempo todo, podendo tocar um ou dois deles por vez ou os três itens simultaneamente. E isso não apenas ao executar a melodia, ao improvisar também. Aliás, o desafio de tocar o baixo junto com o solo motivou o excepcional Charlie Hunter a unir os dois instrumentos, tocando uma guitarra de 8 cordas em que as três cordas superiores são de baixo mesmo. O ‘fingerstyle’ também pode ser utilizado, adaptando técnicas de violão erudito para a guitarra. (fonte: revista Guitar Player)

Esses dois álbuns apresentam um conjunto de gravações individuais de um dos mais versáteis e expressivos instrumentos, o violão. Com contribuições dos melhores violonistas do rótulo ‘Narada’ em uma esplêndida combinação de técnica brilhante, melodia, imaginação e arte. Fundada em 1983 como uma alternativa de qualidade para as variantes musicais tradicionais, ‘Narada’ tornou-se uma opção para os mestres do violão, para a música celta, flamenco, jazz, new age e gêneros do piano.

eric tingstad & nancy rumbel - la fagota



Tracklist
01. Little Martha - Tim Farrell
02. Crow - Edward Gerhard
03. South by Winterwest - Billy McLaughlin
04. Daisy Goes a Dancing - Pat Kirtley
05. That'll Be the Phone - Don Ross
06. Soul Discovery - Benjamin Woolman
07. Lunar Eclipse - Laurence Juber
08. To B or Not To B - Muriel Anderson
09. Perestroika - Stephen Bennett
10. If Only I Had Wings - D. R. Auten
11. The First Ride - Don Ross
12. It Never Gets Easier - Muriel Anderson
13. Helms Place - Billy McLaughlin
14. Only My Heart - Tommy Jones
15. Angela - D. R. Auten
16. Grandpa's Lullaby - Pat Kirtley



Guitar Fingerstyle (1996)
parte I     parte II

guitar fingerstyle (1996)




Tracklist CD 1
01. Desperate Love - Oscar Lopez
02. Sunday at Home, A - Ralf Illenberger
03. Magnolia - Eric Tingstad
04. Breeze from Saintes Maries - Jesse Cook
05. Lover's Promise - David Arkenstone
06. November Winds - Friedemann
07. Ferry - Randy Roos
08. Amber - Matthew Montfort
09. Leaving Home - Sheldon Mirowitz
10. Simpatico - William Ellwood
11. Beloved - John Doan
12. Fall Dreams - Gabriel Lee

Tracklist CD 2
01. Barcelona - Andrew White
02. Fingerdance - Billy McLaughlin
03. Mori Sonando - Miguel de la Bastide
04. Walking With Alfredo - David Lanz/Paul Speer
05. Fagota, La - Tingstad & Rumbel
06. Horizons I - Ralf Illenberger
07. Bye Bye Lullaby - Martin Kolbe
08. Man from Caesaria, The - Friedemann
09. New Face - Nando Lauria
10. My Sky at Twilight - Peter Maunu
11. Chameleon's Dance - Randy Roos



Narada Guitar: 15 Years of Collected Works (1998)
CD 1: parte I     parte II
CD 2: parte I     parte II

Narada Guitar - 15 Years of Collected Works (1998)